O valor de locação de um imóvel é um assunto que sempre entra no topo da lista de prioridades quando se busca alugar um imóvel, tanto para o proprietário, quanto para o futuro inquilino. Afinal, ambos buscam objetivos diferentes e, em alguns casos, pode sim, haver divergências sobre o preço.

Por isso, se você faz investimento em imóveis, precisa conhecer muito bem os seus empreendimentos, quais os pontos altos e fortes de cada imóvel, para solicitar um preço justo no momento da locação, com propriedade e segurança para defender o valor requerido.

Assim, quando chegar o momento da negociação, você pode apresentar os seus pontos de vista e, claro, o futuro inquilino apresentar os dele, para que vocês cheguem a um acordo bom para os dois lados.

Entretanto, na teoria fazer a precificação de um imóvel pode ser mais fácil do que na prática. Então, preparamos este conteúdo com algumas dicas de como divulgar o imóvel e, com certeza, de como chegar a um valor de locação. Continue nos acompanhando!

Seja transparente desde o início

Como você bem conhece o processo de alugar um imóvel, é preciso, primeiro de tudo, anunciar a propriedade. Então a dica é: seja transparente desde o início.

Ou seja, ao anunciar, apresente o máximo de informações possíveis sobre o imóvel:

  • Quantas vagas de garagem ele possui;
  • Se o imóvel é mobiliado ou não;
  • Se há taxa de condomínio e taxa de mudança.

Além, é claro, de diversas outras características de cada empreendimento, que caberão a você falar no momento do anúncio ou na hora de mostrar o imóvel para a pessoa de interesse, como se é permitido fazer mudanças na estrutura do local, por exemplo, na pintura.

Mostre aquilo que é

Sejamos sinceros, as fotos são o prato principal em um anúncio de imóvel. Afinal, elas são responsáveis por deixar os possíveis inquilinos com vontade de conhecer o local pessoalmente. Então, é preciso mostrar aquilo que o local é.

Existem diferentes possibilidades neste momento, como contratar um fotógrafo, contar com a ajuda do corretor ou fazer as fotos.

Se optar pela última opção, faça fotos abertas, com iluminação natural, que mostrem o tamanho do cômodo, onde há portas e janelas nos cômodos. Caso tenha dificuldade para fotografar, uma ótima ferramenta para buscar inspiração de fotos é o Pinterest, como no exemplo a seguir:

valor de locação

Chegou a hora de mostrar o imóvel: lembre-se novamente da transparência!

Como falamos lá no primeiro tópico, algumas coisas você pode deixar para falar no momento da visita. Afinal, se um provável inquilino for até o local, mais do que nunca, ele terá diferentes perguntas e diferentes interessantes. Dessa forma, fale sobre:

  • IPTU;
  • Taxa de lixo;
  • Condomínio.

É também nesse momento que você vai falar o preço que espera com o valor do aluguel. Por mais que o interessado já tenha visto em seu anúncio, pode ser que ele esteja esperando uma negociação. Leia os próximos tópicos e conheça as dicas!

#1: Pesquise os preços

Conheça bem a região onde o seu imóvel fica, ou seja, como são os outros imóveis para alugar nas proximidades, por qual valor eles são anunciados, quais os diferenciais dos imóveis.

Assim, você se protege de duas formas: não cobra um valor muito baixo, desvalorizando o seu empreendimento, e também não solicita um valor de locação muito alto, perdendo a oportunidade de fechar um contrato.

#2: Conheça os diferenciais do seu imóvel

Existem algumas coisas que sim, podem justificar o preço do aluguel, além da localização. Como:

  • Churrasqueira;
  • Piscina;
  • Edícula;
  • Espaço para as crianças;
  • Área comum para receber a família e amigos;
  • Escritório para home office.

Assim, você poderá explicar que o valor cobrado é também pelas diferentes possibilidades de lazer e estilo de vida que o imóvel oferece.

#3: Evidencie se reparos ou reformas foram feitas nos últimos meses

Reparos e reformas, ainda que pequenos, podem sim, influenciar no preço de aluguel do imóvel, já que tornam o local mais atraente, com cara de novo e passam segurança para o inquilino de que ele não terá incômodos com coisas referentes a estrutura da casa assim que se mudar.

Então, se você investiu em reparos ou reformas, comunique ao visitante e mostre isso como um dos pontos altos do imóvel.

Recebeu uma resposta positiva? É hora de negociar o valor de locação!

Se o futuro inquilino fez uma proposta muito destoante do valor de locação que você está pedindo, que tal tentar uma negociação antes de descartar a oferta?

Ofereça uma contraposta, um intermédio, que fique bom para ambas as partes, assim, é mais fácil do inquilino aceitar. Além disso, deixe claro o período de reajuste do valor. No Brasil, normalmente, os reajustes ocorrem uma vez ao ano. Mas, é essencial registrar no contrato.

O inquilino aceitou? Antes de comemorar: responda!

Imagine você na posição de inquilino, se você chega ao ponto de fazer uma proposta, com certeza estará ansioso pela resposta do proprietário. Por isso, não demore para responder. Além de gerar um desgaste no interessado pela demora, pode ser que ele desista do contrato pela demora.

Valor de locação: conte com a ajuda de uma imobiliária para precificar

Como falamos lá no início, fazer a precificação dos imóveis pode ser mais simples na teoria do que na prática. Por isso, ao deixar o seu imóvel para alugar em uma imobiliária, todo o trabalho descrito por nós, como o anúncio do local, fotografias, mostrar o imóvel para os possíveis interessados, será feito pela imobiliária.

Além do intermédio das negociações, já que a equipe de corretores estará mais do que preparada para ajudar a você precificar o imóvel da maneira correta e a tirá-lo do mercado em até três dias.

Ah, mas é muito importante que você tenha claro em sua cabeça: se você conta com a ajuda de uma imobiliária, precisa estar presente no momento da negociação. Afinal, os corretores não podem tomar essa decisão por você.

Esteja preparado para negociar

Como você viu, o valor da locação depende de diferentes fatores, como tamanho do imóvel, localização, diferenciais, valorização dos imóveis ao redor. Por isso, você precisa estar preparado para negociar com os possíveis interessados e chegar a um preço que seja justo para ambas as partes.

Além disso, o processo de locação de um imóvel pode ser demorado e cansativo se você não tiver tempo o suficiente para se concentrar nisso, por estar atarefado com outras coisas. Dessa forma, a opção ideal é buscar a ajuda de uma imobiliária e deixar o seu imóvel para alugar.

Todo o trabalho de divulgação será feito pela empresa, assim como levar os interessados até o imóvel para as visitas.

Tem alguma dica a mais para ajudar outros investidores a definir o valor de locação? Conte nos comentários!

Mais Ofertas

Ficou com dúvidas? Entre em contato:

CONFIRA MAIS OPÇÕES: