Aluguel de imóvel é um assunto muito abrangente, especialmente para quem investe neste mercado, porque sabe que imóvel parado é igual a rendimento escasso. Por isso, é fundamental estar preparado para precificar bem o empreendimento, deixar os imóveis em boas condições, que condizem com o preço que você está pedindo e, claro, fazer uma parceria com uma imobiliária de confiança, que conheça a área onde seus imóveis ficam.

Em um primeiro momento, pode parecer mais vantajoso alugar direto com o inquilino, já que o processo parece ser mais direto, evitando também a manutenção e o pagamento mensal para a empresa parceria. Entretanto, é preciso tomar muito cuidado e não tomar decisões partindo desses pressupostos.

Ao realizar uma parceria com uma imobiliária para realizar o aluguel de imóvel, você tem segurança, garantia contratual, bem como garantia de que o imóvel será entregue nas mesmas condições que foi locado.

Além disso, em casos de problemas, que podem gerar dores de cabeça, a imobiliária pode atuar como uma mediadora, procurando sempre o melhor para as partes envolvidas.

Pensando nisso, nós produzimos este blog, para que você entenda a importância do aluguel de imóvel diretamente com a imobiliária e não com os inquilinos.

Dicas de como preparar o imóvel

Um imóvel que não está pronto para atender as necessidades dos futuros inquilinos, tem mais chances de não sair do mercado com facilidade. Por isso, é importante saber como reverter essa situação e tornar o empreendimento o mais atraente possível para negociações.

Alguns passos são fundamentais na caminhada rumo o aluguel do imóvel. Confira:

Manutenção e reparos

Para que o imóvel seja atrativo para o mercado, você precisa manter as manutenções e reparos em dia. Assim, quando houver algum interessado, não precisa se preocupar com situações inesperadas e de última hora.

Além disso, as manutenções ajudam a manter o imóvel em boas condições e atrativo, favorecendo ainda mais para um bom negócio, já que elas chamam a atenção de quem visita o empreendimento.

Precificar corretamente

Muitos proprietários cometem o erro de precificar de forma abusiva ou fraca os imóveis que estão alugando. Para isso, é importante levar em consideração a localização que o imóvel se encontra, assim como, as condições que ele possui, o tamanho e modelo e, com isso, avaliar o valor mais assertivo para ser cobrado.

É importante saber quais as taxas que podem ou não serem cobradas todos os meses juntamente com o aluguel. Valores como IPTU, condomínio – quando houver -, devem ser avaliados e especificados.

Limpeza e aparência

Quando o imóvel não está em uso, é fundamental que a cada 15 dias ou mensalmente você se dedique a limpeza e aparência do espaço.

Imagine que você está procurando um imóvel para alugar e encontra dois que se encaixam nos seus requisitos, mas, um deles está limpo, cheiroso e com uma aparência impecável, enquanto o outro está sujo e com mau cheiro, não é difícil descobrir qual deles seria a sua escolha final.

É sempre importante frisar que o espaço como um todo deve ser atrativo, desde a entrada no portão, até o fim do imóvel.

Razões para realizar o aluguel de imóvel com a imobiliária

Até agora você percebeu o motivo para não alugar um imóvel direto e como manter o seu imóvel atraente e preparado para encontrar inquilinos. Mas, a próxima etapa também é importante.

É muito comum encontrarmos proprietários de imóveis pela cidade que não possuem parceria com alguma imobiliária, mas nesses casos existem alguns cuidados tanto de proprietário para inquilino, como do próprio locador.

aluguel de imóvel

1 – Segurança e garantia contratual

Primeiramente, vamos falar sobre a segurança e garantia contratual. Nós sabemos a importância que os contratos possuem em qualquer relação profissional ou pessoal. Por isso, contratos de aluguel de imóveis não seriam diferentes.

É preciso tomar alguns cuidar: como o contrato foi escrito, quais fundamentos e quais as cláusulas que impedem ou liberam diversas ações, assim como, a forma de pagamento e as taxas cobradas.

Nesses casos, uma imobiliária pode fazer toda a diferença, já que entende muito bem essa etapa da negociação e sabe exatamente os valores que podem ser cobrados para aluguel e as taxas inclusas.

2 – Contato direto com o inquilino

Em muitos casos essa pode ser uma situação chata e complicada. Se você trabalha com pessoas, sabe que nem todas são pacientes e sabem lidar bem com outras pessoas.

Pensando nisso, com uma imobiliária à disposição para ajudar nesse momento, você evita o contato direto com o inquilino. Consequentemente, evita as possíveis dores de cabeças geradas por esse contato, que podem, inclusive, gerar uma desistência por uma das partes.

3 – Resolução de problemas

Quando se tem um contrato firmado diretamente com o inquilino a resolução dos problemas que aparecem no dia a dia, sejam eles contratuais ou de manutenção e reparos do imóvel, por exemplo, são feitos diretamente com você.

Até esse ponto não existem problemas. Mas imagine que você possui dois inquilinos diferentes, as questões já começam a ficar maiores e mais difíceis de resolver de forma imediata.

Com o auxílio de uma imobiliária você não se preocupa com coisas pequenas, inclusive nem mesmo com os atrasos de pagamento do aluguel. É uma parceria para não se incomodar!

4 – Imóvel parado

Não estamos dizendo que sem o apoio de uma imobiliária você não vai conseguir realizar o aluguel do imóvel. Mas, dentro da cartela de imóveis de uma imobiliária, você tem mais visibilidade, já que na maioria dos casos o imóvel é divulgado em plataformas de mídia que a empresa possui.

Além disso, os corretores apresentam o seu imóvel para pessoas que estão procurando justamente o que você tem a oferecer, tornando o processo de aluguel de imóvel mais rápido e assertivo.

5 – Garantia da condição do imóvel

Toda vez que você aluga um imóvel com uma imobiliária, existe uma etapa chamada de vistoria. Essa ação é uma forma de garantir ao inquilino que ele receba o imóvel em boas condições, da mesma forma que quando devolver, esteja em boas condições.

O que pode não acontecer quando o espaço é alugado diretamente com o inquilino. Por mais que esteja em contrato, algumas pessoas podem agir de má fé e causar dores de cabeça para você!

Essa vistoria é uma garantia tanto para o proprietário, como para o inquilino. Pois assegura que o imóvel será devolvido da mesma forma que foi alugado, para as duas partes.

6 – Assessoria jurídica disponível

As imobiliárias mais atualizadas do mercado fornecem serviço de assessoria jurídica. Ele é importante, porque garante um suporte técnico ao cliente no momento das negociações, bem como, produção e verificação do contrato, avisar sobre riscos envolvidos em cada negociação e muito mais.

Aluguel de imóvel: não corra ao lado dos riscos, corra deles!

Você não precisa se preocupar com essas dores de cabeça, deixe que a imobiliária faça todas as etapas de negociação e mantenha tudo em ordem. Além de encontrar o inquilino ideal para o seu imóvel, também nos preocupamos em manter o contrato atualizado e seguro para você e para o locatário.

Lembre-se de manter o espaço atrativo e em boas condições para que o serviço dos corretores possa ser realizado para trazer negócios ideais para o seu imóvel.

Deixe essa tarefa para quem é profissional nessa área. Conte com uma imobiliária e tenha a certeza de que seu imóvel está seguro e garantido.

Mais Ofertas

Ficou com dúvidas? Entre em contato:

CONFIRA MAIS OPÇÕES: